Moça branca-marabá



Essa branca ao dançar
Faz a mulata se afastar
No terraço o rasta pé
Não para de tocar
E essa branca ao bailar
Faz seu sorriso inundar
A cor dos olhos seus
É um marrom castanho-âmbar
Inspira os versos do poeta
Faz o moço delirar
Ô branca, te chamo de morena
Pois teus cabelos são negros como os de Iracema
Que quebrou o segredo da Jurema
E por Martín se apaixonou

Branca, que meche a cintura como uma barca
Roubas meu coração com a pureza do teu canto
Agora dance só pra mim que te enrosco em meu manto
És uma bonita marabá
Que já d’antes Gonçalves Dias cantou
És a branca marabá com teus olhos garços
Com teus cabelos negros da índia
Com tua pele alva de luar
Ouça Branca, já nem sei o que falar
Tu já não cabes em meus versos
E ainda em ti estou a pensar
Teu rosto imita as nuvens de um céu anil
Fala “morena”, o que queres
Um verso, um anel ou um cocá?
Me encontro distante de ti, me sinto febril.
Apenas saia dessa roda
D’onde os homens estão a te chamar
E prometo todas as noites
Que no paraíso as de sonhar
Aceite Branca!
Aceite moça-branca-marabá
Comigo se casar?
E com teu corpo delicado feito os lírios
E tuas pálidas mãos feito conchas do mar
Venha comigo deitar,
Morar
Amar...


Baseado em um bilhete que recebi.


.

''Alguém diz: Essa música representa muito de você pequena Evy...''
Então aqui esta o poema e a canção.

Comentários

  1. Olá Evelyn.Um poema delicioso, que me lembrou o nosso verão, em total sintonia com a canção de Alceu.

    Estava com saudades de te ler.

    Beijo e ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! O nome até pode ser igual, mas eu não consigo escrever assim.
    Parabéns querida!
    Amei o poema que escreveste!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  3. Amar é
    morar dentro.
    Deitar é saber canto;
    onde um são, quando dois não são mais.

    ResponderExcluir
  4. Lindoooooo!!! :*
    Sua inspiração sempre me inspira.. Obrigada!
    Beijooo!

    ResponderExcluir
  5. Ah Evelyn,
    Teu poema me lembrou aqueles romances brasileiros indianistas. Não sei. É lindo e, tem mesmo de você. Você continua assim, doce, única, sensível e poética, mesmo eu tendo dado uma sumida do seu blog por um tempo. Espero estar sempre aqui, vem a linda flor que você é renascendo e florescendo.
    Muito beijos,
    Ana Pontes

    ResponderExcluir
  6. Querida, que blog belo!!!
    Estou seguindo, segue: simpleseeinefavel.blogspot.com
    ;**

    ResponderExcluir
  7. tão diferente de tudo aqui. e tão incrivelmente apaixonante.

    não para, Evelyn. continua nessa alegria, junta com tua narrativa barroca e segue, não para.

    ResponderExcluir
  8. eu sempre te disse que vc sabe mt bem ''brincar com as palavras''... é da doçura ao realismo...é do sonho ao real.

    certos trechos me fez vir em mente um pedaço de uma música do Los Hermanos:

    ''prepara uma avenida que a gente vai passar''


    Ps. gostei muito de ter visto algo escrito por ti em meu blog.

    ResponderExcluir
  9. Passei por aqui para retribuir a visita e acabei ficando, ficando...
    Tudo aqui é simplesmente lindo!
    Beijo...

    ResponderExcluir
  10. Evelyn,
    Que blog lindo!!!
    Texto forte, intenso e ao mesmo tempo denso, suave.

    Acredita que não associei o meu poema a música que vc citou? rs... O caber, bem dentro-fundo. Tem tanto tempo que ninguém mais fala dessa banda que por sinal tem mt tempo... É uma honra a associação.
    Um beijo...
    Fernanda Fraga.

    ResponderExcluir
  11. Oi Evelyn,
    Lindo o blog e já estou seguindo.
    Belo texto.

    Obrigada pela visita.
    Bjos.♥

    ResponderExcluir
  12. Adorei! Lembro-me da maravilha que é o poema Marabá, de Gonçalves Dias, que de tão encantador deu nome a minha cidade natal! Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa-me suas folhas ...